Tipos de Designers de Joias
Sabia que existe + de 1 tipo de Designer de Joias? ↓ Vamos entender melhor!

Apresento somente a parte da criação da ideia, do desenho, da joia sem ainda ser transformada em metal (ouro, prata, latão, platina, etc), que é a etapa de produção chamada de fundição.

→ Designer de Joias 2D: aquele designer que cria joias somente desenhando no papel. Pode ser um croqui simples como um esboço, desenho técnico (3 ou 4 vistas da mesma peça) ou ainda uma ilustração realista da joia.
Esta criação no papel é direcionada para:
--- um Modelista 3D de Joias que irá transformar o desenho em arquivo próprio para prototipagem. --- ou um Ourives que vai esculpir a peça diretamente na cera para ser produzida em metal ou dependendo do desenho poderá ser feita direto em metal.

→ Designer de Joias 3D: Faz suas criações direto no computador, utilizando um programa para desenhar joias (Rhinoceros é o mais conhecido). O desenho 3D é um arquivo específico e este arquivo é usado para gerar o protótipo (piloto) para o inicio da produção da joia em metal.

→ Designer de Joia em Cera: Ele esculpe todos os detalhes que tem na sua mente ou no desenho 2D em um bloco de cera própria para joias. É um trabalho manual que utiliza ferramentas próprias que podem ser compradas ou desenvolvidas. A cera é o protótipo (piloto) inicial para a produção da joia em metal.

→ Designer de Joias em outros materiais: Cria suas joias utilizando várias técnicas manuais e materiais, como resinas, fibras, casca de frutas, ossos, materiais recicláveis, reaproveitamento da natureza, e etc.
O designer de joias pode utilizar 1 destas opções ou combinar todas, mixando cores, formas, materiais e processos variados.
Com qual você se identificou mais? Me conta nos comentários!