O que é a Prototipagem de Joias?


Esta matéria é uma explicação simplificada que eu desenvolvi para ajudar quem é leigo sobre produção de joias, semijoias ou bijuterias e no caso sobre a etapa da prototipagem.


Espero que você se divirta tanto quanto eu me diverti para fazer esta explicação com metáforas saborosas de se compreender!


Antes de começar, eu sugiro que você leia a matéria anterior caso não tenha lido. É a explicação sobre o que é a Modelagem 3D de Joias, processo que está completamente ligado a Prototipagem de joias. Clique aqui para acessar!


Da joia 3D para a joia física


Driely a Designer - Modelagem 3D de Joias no programa Rhinoceros

Então, depois que o Designer e Modelista 3D de Joias faz o serviço de desenhar a joia no computador, ele envia este arquivo 3D para uma impressora 3D, que temos o hábito de chamar de máquina de prototipagem.

Vou explicar "metaforando": Esta máquina é tipo uma máquina de sorvete. Na máquina de sorvete tem um lado (o lado sombrio, escondido dos nossos olhos) que tem os líquidos doces que passam por uns processos de alquimias estranhas e chegam na outra ponta (o lado que a gente vê), onde sai o sorvete em estado mais sólido.



Esta impressora recebe o arquivo 3D, lê as configurações do arquivo e transforma este 3D em um sólido quase que da mesma forma que a máquina de sorvete. Esta joia sólida, chamamos de protótipo.

Este protótipo é feito de uma resina especial que assim como o sorvete, passa do estado líquido para o estado sólido (no caso do protótipo, é mais sólido que o sorvete e não derrete sem fogo!) e ai podemos pegar a joia na mão, só que ainda é uma joia de "plástico".


Finalmente está em estado físico! Eu consigo tocar!


Prototipagem de Joias - Protótipo - Resina

A máquina faz a prototipagem exatamente com as mesmas medidas e detalhes que nós usamos para desenhar a peça no computador.

Este protótipo vai para a fábrica ou indústria de joias, ou para o ourives, que por sua vez, faz várias alquimias e transforma aquela joia de plástico em uma joia de ouro e diamantes! É mágica pura!

Bem que poderia ser assim, mas na verdade são vários processos diferentes, brutos e delicados, que resultam nas belezas comerciais, desejadas por mulheres e homens de nosso planeta!


E inclusive um dos processos é o de despejar metal líquido em um molde, que citei lá na matéria sobre Modelagem 3D de Joias.

Olha, este foi o artigo mais divertido e informal que eu escrevi. Eu precisava deixar simples de forma que até uma criança entendesse.


Mas e depois do protótipo?


Depois que o protótipo está pronto, ele vai para o processo do molde permanente, que conhecemos como borracha. Mas vamos deixar esta explicação para a próxima matéria.



Se você não conhece nada sobre produção de joias e quer entrar neste mundo...


Quebra-cabeça da Informação

Como são muitos processos, que são muito diferentes entre si, desde o desenho da joia em 3D até a joia em metal, o ideal é que se você não conhece nada do ramo joalheiro, comece estudando por partes, juntando peça por peça, para entender a imagem inteira do quebra-cabeça que é a produção de joias, semijoias e bijuterias. Deixe seus comentários e compartilhe com aqueles colegas curiosos que vão rir da máquina de sorvete que prototipa joias!


Vejo você por aqui!

FEATURED POSTS

RECENT POSTS

© 2010 - 2020 | Driely a Designer de Joias | Designer de Ouro

Cascavel PR | São José do Rio Preto SP - Brasil

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest