Afinal, o que é a Modelagem 3D de Joias?
Olá, tudo joia?
Se você está interessado em saber mais sobre como você pode trabalhar com joias e semijoias mas você não entende muito do assunto, você está no lugar certo!
Existem muitas formas de atuação com joias, mas uma delas, e que garante um salário mensal interessante, é trabalhar com a modelagem 3D de joias, ser um Designer e Modelista 3D de Joias.
Para você analisar se esta profissão é pra você, primeiro é importante que você entenda o que é a modelagem 3D de joias.
Esta pergunta precisa ser explicada em partes para que alguém leigo em termos tridimensionais e em produção de joias, consiga entender de forma clara o que é isto.
E simplificar é o que eu vou fazer para te dar a, ou melhor, AS respostas! Então vamos continuar.
O que é Modelagem?
Esta é a primeira pergunta que deve ser feita! O que é Modelagem?
Modelagem → Modelo → Molde
Vou me referir principalmente à artigos de moda.

Então, modelagem é a arte de criar moldes de calçados, de roupas, de acessórios, de joias, etc. e esta modelagem pode ser em papel, em software (programa de computador), em argila, em fundição (processo de colocar metal liquido em um molde), em tecido e etc.
Agora, Modelagem de Computador
Na internet a explicação para isto "fala nada com nada". Sim! Explica nada! Na verdade, explica tudo, mas de uma forma muito complexa!
Olha → Modelagem tridimensional - O processo de desenvolvimento de uma representação matemática de qualquer superfície tridimensional de um objeto.
Entendeu? Não? Nem eu! 😂
Então, vou tentar explicar com as minhas palavras, fazendo uma analogia com o processo de se desenhar no papel.
Onde vamos desenhar? No papel, claro! Então precisamos dele.
E vamos desenhar com o que? Poderia citar dezenas de coisas mas vou simplificar dizendo que vamos desenhar com um lápis. Esta é a "ferramenta".
No computador o papel é representado por um programa (software). As ferramentas estão todas embutidas neste programa! São ferramentas de criação de linhas, de superfícies, de sólidos e ferramentas de transformação.
Então a resposta seria: a modelagem 3D de joias é o processo de se desenhar formas 2D e 3D, utilizando as ferramentas de um programa específico de computador.
Tá vendo!? Simples não significa curto! Ainda esta muito vago! Continue lendo! ↓
No caso de desenho de joias, o programa mais conhecido é o Rhinoceros. Com as ferramentas deste programa, criamos os desenhos das joias em 3D, ou seja, fazemos a modelagem 3D de joias.
Rhinoceros é um programa de computador voltado para Design de Produtos e utilizado em várias engenharias.
Conheça o programa Rhinoceros - apresentação da interface → Clique aqui.
Veja aqui para um exemplo rápido de modelagem 3D de joias → Clique aqui.
O que é 3D?
O desenho que fazemos no computador, dentro deste programa Rhinoceros, tem formas e podem ter volume.
Se é um desenho achatado significa que é um desenho sem volume, é uma modelagem 2D (pense em uma folha de papel). E se é um desenho com profundidade, tem volume, é uma modelagem 3D (pense num dado de jogos, ou numa bola, ou numa pirâmide...).

Vou explicar melhor a diferença entre os dois tipos: A folha de papel não tem espessura, enquanto o dado, a bola e a pirâmide tem espessura, tem profundidade, tem volume.
É claro que a folha de papel tem espessura apesar de ser muitíssimo fina (se não tivesse não existiria), mas é o exemplo mais fácil para você entender o que é duas dimensões (2D → altura + largura) e três dimensões (3D → altura + largura + profundidade).
→ Me fala, qual a profundidade (espessura) da folha sulfite? 🤔

Traduzindo para a linguagem do profissional que faz isso, que é o Designer e Modelista 3D de Joias, nós fazemos a modelagem 3D ou o molde tridimensional das joias.
A joia 3D é um arquivo, e este arquivo é a simulação exata do que vai ser a joia física, a joia real, aquela que você vai pegar com a sua mão.
No Rhinoceros (nosso programa de desenhar as joias em 3D), nós geralmente criamos nesta sequência:
desenhamos as linhas,
combinamos as linhas com ferramentas para criar superfícies,
combinamos as superfícies com ferramentas para crias sólidos,
utilizamos uma série de ferramentas de transformação para editar e melhorar o resultado final da joia.
Desde o começo, o desenho da joia é pensado e criado com todas as medidas reais, começando pela largura, altura e profundidade da peça, depois vamos criando os detalhes, colocando as pedras (caso tenha), fazendo os "acabamentos" e no final, conseguimos até saber o peso que a joia ou bijuteria vai ter no metal em que será produzida.
Paládio, platina, ródio, ouro, prata, cobre, latão, zinco e alumínio são alguns metais utilizados na produção de joias e bijuterias.
E por falar em começo, a modelagem 3D de joias é a primeira ou segunda etapa (caso a joia seja desenvolvida primeiro no papel, depois precisa ser feita em 3D) no processo para se produzir uma joia, semijoia ou bijuteria.
Isso significa que o Designer de Joias e o Modelista 3D de Joias são profissionais fundamentais para o mercado joalheiro. A produção começa com este profissional. 😊
Veja aqui quem são os clientes do Modelista 3D de Joias → Clique Aqui
Bacana, né!? Entendeu? Ficou fácil? As imagens ajudaram?
Agora você deve estar se perguntando, mas e ai? Como um desenho no computador vira uma joia real?
Bom, este é assunto para outra matéria inteira, mas como eu sou gente boua, eu expliquei esta etapa da produção de joias de forma básica, divertida e saborosa → nesta matéria aqui ←
Se interessou por esta profissão? Veja nossos cursos → Clique Aqui.
Compartilhe e faça parte da comunidade! Quando você compartilha informação, você contribui para a melhora da nação!
Vejo você por aqui!
♥