Afinal, o que é a Modelagem 3D de Joias?

Olá, tudo joia?


Se você está interessado em saber mais sobre como você pode trabalhar com joias e semijoias mas você não entende muito do assunto, você está no lugar certo!


Existem muitas formas de atuação com joias, mas uma delas, e que garante um salário mensal interessante, é trabalhar com a modelagem 3D de joias, ser um Designer e Modelista 3D de Joias.


Para você analisar se esta profissão é pra você, primeiro é importante que você entenda o que é a modelagem 3D de joias.


Esta pergunta precisa ser explicada em partes para que alguém leigo em termos tridimensionais e em produção de joias, consiga entender de forma clara o que é isto.


E simplificar é o que eu vou fazer para te dar a, ou melhor, AS respostas! Então vamos continuar.


O que é Modelagem?


Esta é a primeira pergunta que deve ser feita! O que é Modelagem?


Modelagem → Modelo → Molde

Vou me referir principalmente à artigos de moda.



Colocar metal líquido em um molde - Processo utilizado na produção de joias - Fundição por Cera Perdida

Então, modelagem é a arte de criar moldes de calçados, de roupas, de acessórios, de joias, etc. e esta modelagem pode ser em papel, em software (programa de computador), em argila, em fundição (processo de colocar metal liquido em um molde), em tecido e etc.









Agora, Modelagem de Computador


Na internet a explicação para isto "fala nada com nada". Sim! Explica nada! Na verdade, explica tudo, mas de uma forma muito complexa!


Olha → Modelagem tridimensional - O processo de desenvolvimento de uma representação matemática de qualquer superfície tridimensional de um objeto.


Entendeu? Não? Nem eu! 😂

Então, vou tentar explicar com as minhas palavras, fazendo uma analogia com o processo de se desenhar no papel.


Onde vamos desenhar? No papel, claro! Então precisamos dele.

E vamos desenhar com o que? Poderia citar dezenas de coisas mas vou simplificar dizendo que vamos desenhar com um lápis. Esta é a "ferramenta".


No computador o papel é representado por um programa (software). As ferramentas estão todas embutidas neste programa! São ferramentas de criação de linhas, de superfícies, de sólidos e ferramentas de transformação.


Então a resposta seria: a modelagem 3D de joias é o processo de se desenhar formas 2D e 3D, utilizando as ferramentas de um programa específico de computador.


Tá vendo!? Simples não significa curto! Ainda esta muito vago! Continue lendo! ↓


No caso de desenho de joias, o programa mais conhecido é o Rhinoceros. Com as ferramentas deste programa, criamos os desenhos das joias em 3D, ou seja, fazemos a modelagem 3D de joias.


Rhinoceros é um programa de computador voltado para Design de Produtos e utilizado em várias engenharias.

Conheça o programa Rhinoceros - apresentação da interface → Clique aqui.

Veja aqui para um exemplo rápido de modelagem 3D de joias → Clique aqui.


O que é 3D?


O desenho que fazemos no computador, dentro deste programa Rhinoceros, tem formas e podem ter volume.


Se é um desenho achatado significa que é um desenho sem volume, é uma modelagem 2D (pense em uma folha de papel). E se é um desenho com profundidade, tem volume, é uma modelagem 3D (pense num dado de jogos, ou numa bola, ou numa pirâmide...).



Vou explicar melhor a diferença entre os dois tipos: A folha de papel não tem espessura, enquanto o dado, a bola e a pirâmide tem espessura, tem profundidade, tem volume.


É claro que a folha de papel tem espessura apesar de ser muitíssimo fina (se não tivesse não existiria), mas é o exemplo mais fácil para você entender o que é duas dimensões (2D → altura + largura) e três dimensões (3D → altura + largura + profundidade).



→ Me fala, qual a profundidade (espessura) da folha sulfite? 🤔


Traduzindo para a linguagem do profissional que faz isso, que é o Designer e Modelista 3D de Joias, nós fazemos a modelagem 3D ou o molde tridimensional das joias.


A joia 3D é um arquivo, e este arquivo é a simulação exata do que vai ser a joia física, a joia real, aquela que você vai pegar com a sua mão.


No Rhinoceros (nosso programa de desenhar as joias em 3D), nós geralmente criamos nesta sequência:

  1. desenhamos as linhas,

  2. combinamos as linhas com ferramentas para criar superfícies,

  3. combinamos as superfícies com ferramentas para crias sólidos,

  4. utilizamos uma série de ferramentas de transformação para editar e melhorar o resultado final da joia.


Desde o começo, o desenho da joia é pensado e criado com todas as medidas reais, começando pela largura, altura e profundidade da peça, depois vamos criando os detalhes, colocando as pedras (caso tenha), fazendo os "acabamentos" e no final, conseguimos até saber o peso que a joia ou bijuteria vai ter no metal em que será produzida.


Paládio, platina, ródio, ouro, prata, cobre, latão, zinco e alumínio são alguns metais utilizados na produção de joias e bijuterias.

E por falar em começo, a modelagem 3D de joias é a primeira ou segunda etapa (caso a joia seja desenvolvida primeiro no papel, depois precisa ser feita em 3D) no processo para se produzir uma joia, semijoia ou bijuteria.


Isso significa que o Designer de Joias e o Modelista 3D de Joias são profissionais fundamentais para o mercado joalheiro. A produção começa com este profissional. 😊



Veja aqui quem são os clientes do Modelista 3D de Joias → Clique Aqui




Bacana, né!? Entendeu? Ficou fácil? As imagens ajudaram?


Agora você deve estar se perguntando, mas e ai? Como um desenho no computador vira uma joia real?


Bom, este é assunto para outra matéria inteira, mas como eu sou gente boua, eu expliquei esta etapa da produção de joias de forma básica, divertida e saborosa → nesta matéria aqui



Se interessou por esta profissão? Veja nossos cursos → Clique Aqui.


Compartilhe e faça parte da comunidade! Quando você compartilha informação, você contribui para a melhora da nação!


Vejo você por aqui!

FEATURED POSTS

RECENT POSTS

© 2010 - 2020 | Driely a Designer de Joias | Designer de Ouro

Cascavel PR | São José do Rio Preto SP - Brasil

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest