• Driely a Designer

Dri Responde: Designer de Joias | Por onde começar?

Atualizado: 2 de Jan de 2019


E ai? Por onde eu começo?

Ai vão algumas dicas de como você pode começar a ser parte desse mundo glamouroso, que é o mundo do Designer de Joias! Sim, é glamouroso, mas também é sério e tem muito trabalho para você alcançar a purpurina do negócio, ou seja, brilhar!

Pesquise sobre o tema Designer de Joias;

→ Analise se você pode gostar dessa área e por onde quer começar: Desenho de Joias (lápis e papel) ou Modelagem 3D de Joias (projetista, cadista, desenhista CAD... e outros sinônimos);

→ Inicialmente faça um investimento baixo para você aprender e saber se "é isso mesmo, produção!?";

→ Se depois de cursar o básico, você tem certeza que é esta profissão que você quer se dedicar por mais tempo em sua vida, então pode se aprofundar e procurar cursos mais caros (que podem dar maior conhecimento!);

Veja mais dicas aqui no vídeo!


Vai escolher o curso? Pesquise muito!

Antes de sair investindo dinheiro e tempo em cursos de Desenho de Joias e Modelagem 3D de Joias, faça o seguinte:

→ Procure depoimentos sobre o curso, procure por ex-alunos, veja se eles estão atuando na área e peça por um feedback sobre o curso. Muito provavelmente as pessoas são abertas sobre isso e contam sobre os pontos fortes e fracos do curso.

→ Anote tudo e repita o processo para mais de uma opção de curso;

→ Faça o balanço entre as várias opções de curso que você encontrou para saber qual tem o melhor benefício para você e invista nele.

▼ Procure por depoimentos de pessoas que estão atuando na área de joias, porque saberão falar com certeza e clareza se as informações recebidas no curso foram de boa qualidade e se foram úteis para o dia-a-dia de trabalho... sabe, na prática! E isso também valida a qualidade do curso, porque se você pergunta pra alguém que não se dedicou ao estudo do que aprendeu no curso, vai receber informação errada.

Assim não terá erro e você escolherá a melhor opção disponível no mercado e você investe seu dinheiro com garantia de retorno para você.

Escolha do Segmento: Lápis ou Mouse?


Decidiu partir para Desenho de Joias "Lápis e Papel"→ Organize seu tempo para treinar diariamente.

Decidiu partir para Modelagem 3D de Joias (CAD) → Organize seu tempo para treinar diariamente.

Você pode fazer o melhor curso do mundo! Se você não se dedicar em treinar o que aprendeu, sejam as técnicas de desenho, sejam as ferramentas do programa de computador, você não vai se tornar um bom profissional, não vai se desenvolver e melhorar no que você busca.

No segmento de Lápis e Papel, muita pessoas ganham um bom valor com ilustrações belíssimas para revistas e catálogos. Também tem mercado para quem sabe fazer belos (e novos) modelos de joias. É aquele designer tradicional, que faz a criação toda no papel.

Muitas indústrias compram esses desenhos e repassam para os modelistas 3D's passarem para o virtual e de lá continuar no processo de produção até a finalização da joia em diversos tipos de metais e materiais.

Hardware e Software

Hardware é a parte física do seu computador. A placa mãe, teclado, memórias, HD (disco rígido), fios, monitor, etc. O Hardware que é a parte física, é que possibilita a execução do Software, que é a parte virtual, como o sistema operacional (Windows, Linux, etc) e os programas que você vai utilizar para criar joias, e-mails, programas renderizadores (a renderização ou render, é a simulação de uma joia pronta sem ela existir fisicamente. Ela só existe virtualmente, ou seja, como arquivo. Isso vale para outras coisas, como por exemplo você ver o projeto arquitetônico de uma casa sem ela estar pronta) e muitos outros programas e utilitários que facilitam a vida.

Especificações Mínimas de Hardware:

Computador ou Notebook com:

Processador Intel i5 Quad Core 2GHz ou melhorç

Memória RAM de 4GB

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX com no mínimo 1GB

HD (Disco Rígido) com o mínimo de 120GB livres (depois de tudo instalado)

Sistema Operacional: Windows 7, 8 ou 10.

Monitor com Resolução mínima de 1440 x 900 px.

Se escolher notebook, a tela tem que ter no mínimo 17"

▼ Atente-se que estas são especificações básicas. Conforme você for se desenvolvendo e criar ou transferir joias mais complexas para o 3D, com mais pedras e detalhes, mais você vai usar a potência do computador, e dependendo do nível da peça que você criar, você pode enfrentar alguns travamentos e aquele movimento robozinho, o que toma "muito tempo do seu dinheiro", se é que você me entende!

Software - Programas mais comuns utilizados para Modelagem 3D de Joias (que eu conheço)


Driely a Designer

Abaixo segue a lista dos mais populares, os mais usados e falados aqui no Brasil para desenvolvimento 3D de joias.

Rhinoceros - programa base para criação de peças mais geométricas. Contém diversas ferramentas que podem ser usadas nos mais diversos ramos como engenharias, arquitetura, design, etc. Pode-se trabalhar com diversas medidas e para joias, trabalhamos com milímetros.

Rhinogold ou Gemvisiom Matrix - é um plug-in, ou seja, é uma interface que precisa do Rhinoceros para funcionar. Esses programas se conectam ao programa principal e podem trazer uma interface exclusiva ou é mostrado com o acoplamento de uma interface dentro da outra. Esses plugins adicionam ferramentas exclusivas para o desenvolvimento de joias, como tipos de pedra, tipos de cravação, tamanho de aros, etc. Cada um destes programas traz uma maneira diferente de atingir o mesmo objetivo.

Materialize Magics - é um programa usado para a correção da joia em 3D, de suas superfícies e possíveis erros que são imperceptíveis dentro dos programas anteriores. Esta correção é necessária para poder enviar a peça para a prototipagem e este mesmo programa, pode também ser usado para o preparo da peça para prototipagem. (Falo disso com mais detalhes numa próxima matéria, ok?)

Sculptris ou ZBrush - Programas usados para modelagem de peças orgânicas, ou seja, com movimentos, texturas, etc. É usado por quem já está em níveis mais avançados de modelagem 3D.

▼ Existem muitos outros programas separados e plugins que podem ser usados para se atingir o mesmo objetivo, mas os que eu ouço falar com mais frequência, são esses. Os que eu uso são: Rhinoceros + G.Matrix, ZBrush e Magics.

Outros nomes de programas e plug-ins que podem ser usados para criação 3D de joias (alguns são específicos para isso, outros não) caso você tenha interesse: 3Design CAD, Jewelry CAD Dream, Blender, Solidscape, Firestorm CAD, Grasshopper (plugin), etc, etc. Tem uma lista com dezenas de nome no site do Rhino. Mas são pouco utilizados aqui no Brasil, o que deixa o acesso a informação ainda mais difícil.

Talvez possa ter faltado informação de outros programas ou ter alguma informação equivocada, mas é mesmo pelo fato de eu não utilizar os mesmos. Sinto muito.

E ai? Escolheu ser Designer de Joias!? Ótima Escolha! O Setor está precisando de Criatividade!!!

Tem mais dúvidas sobre como começar? Pergunte que a Dri Responde!

  • Curta

  • Compartilhe

  • Divida sua opinião nos comentários

  • Marque aquele amigo que está precisando desta matéria!

#ProfissãodeDesignerdeJoias #Modelista3DdeJoias #MercadodeTrabalho #DesignerdeJoias #CrescimentoProfissional

2,987 visualizações

© 2010 - 2020 | Driely a Designer de Joias | Designer de Ouro

Cascavel PR | São José do Rio Preto SP - Brasil

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest