• Driely a Designer

Designer e Modelista: cuidados com a cópia de joias e semijoias


Este é um tema que faz parte da Ética Profissional e deve ser tratado com cuidado e atenção para você não manchar sua reputação profissional.

As lojas e fábricas vendem com o nome de "réplica", um nome substituto para disfarçar o nome "cópia". Ah! Mas que falta de criatividade! 


É triste, mas a cópia de modelos acontece nas indústrias de joias, semijoias e bijuterias.

E como ainda existe essa prática de cópia de joias, os produtores com quem você trabalha, certamente já pediram para você modelar uma joia-cópia.

Então partindo desse pressuposto, você como modelista tem que tomar alguns cuidados nesta questão.

Mas primeiro vamos entender porque isto acontece.

# Porque a cópia acontece

Esses produtores iniciantes, seja para produção de modelos por fundição, centrifugação ou pressão, não tem a cultura de procurar informação para saber o que é preciso para ingressar no ramo de joias como uma empresa com diferencial e não fazem ideia da quantidade de temas que teriam que conhecer para trilharem o caminho ético.

Essa falta de se informar quando queremos empreender, na verdade faz parte da cultura Brasileira. Eu mesmo passei por isso e até hoje aprendo coisas que eu não imaginava que ia precisar saber pra me destacar como Designer de Joias.

As pessoas começam a empreender porque acham aquele mercado atraente e lucrativo. Esse é o motivo inicial. E ai ninguém recebe um manual de instrução para fazer acontecer do jeito certo.

A cópia de joias é a forma mais rápida e mais barata para se criar um estoque de peças, começar a girar dinheiro e ter lucros. E este é o começo de uma pequena fábrica de joias, semijoias ou bijuterias, a não ser que haja planejamento e estudo ANTES de começar a fabricar.

Falta de informação sobre: planejamento financeiro | planejamento de coleções | investimento em setor criativo | o que é necessário estudar para criar um modelo exclusivo | ética | Lei dos Direitos Autorais e Propriedade Industrial | os benefícios que esses investimentos trariam | Etc. Etc. e Tal...

Então não devemos culpar os produtores. Nós podemos, como Designers e Modelistas, fazer nossa parte em conscientizar os nossos clientes ou patrão, mostrando para eles o que eles podem ganhar mudando sua cultura organizacional.

# Os 3 Cuidados essenciais

Os produtores são sábios. Eles mandam a foto da joia que é pra ser copiada com um close suficiente para esconder a marca da indústria que produziu a joia, o nome da loja, o site, e o que mais houver de informação presente na imagem.

Por um lado isso é ótimo porque isenta o modelista da responsabilidade de arcar com questões de direitos autorais. Quem vai arcar com isso é a indústria copiadora.

Por outro lado, se você quiser divulgar a modelagem para mostrar a qualidade do próprio serviço (eu falo sobre divulgação do serviço aqui), é importante que:

  1. Combine com a indústria produtora se pode divulgar esse trabalho de joia-cópia (acredito que o direito de divulgação do trabalho do modelista não pode ser anulado, mas para ser politicamente correto numa situação politicamente incorreta, pergunte para poder evitar dores de cabeça com o produtor que você presta serviço.)

  2. Se for divulgar o trabalho, certifique-se de divulgar o render com o nome ou iniciais da indústria que pediu a modelagem. Pelo menos deixe bem claro que essa joia-cópia é resultado do pedido de uma indústria e não uma cópia que você fez para ganhar dinheiro, vendendo para algum produtor-copiador.

  3. Deixe claro na divulgação que você foi o MODELISTA 3D da joia-cópia e não o DESIGNER. Se você colocar por engano que foi o criador de uma joia de outro designer, ai sim você poderá ter problemas com Direitos Autorais ou Industriais. Você já sabe a diferença entre Designer e Modelista de Joias, não é? Se não sabe, saiba aqui.

Eu sei que esse é um tema polêmico e delicado, mas precisa ser falado.

Eu não incentivo a cópia de modelos, mas nós (sim, estou me incluindo!) os modelistas de joias não podemos recusar sempre esse tipo de trabalho-cópia, porque como a cópia é o caminho mais barato e rápido para se ter modelos numa fábrica, como dito acima, ficaríamos sem serviço por longos períodos.

Sei que muita gente vai simplesmente dizer que esse não é o tipo de cliente que vale a pena ter e que, talvez, esse seja o momento de dar aquele "não" bem dado, mas na vida real, sabemos que em certos momentos isso não é compatível com algumas necessidades da vida.

Esse tipo de trabalho limita o tempo que eu e você poderíamos dedicar para a criação de joias novas (e sobre isso, muita, mas muita coisa mesmo, precisa ser esclarecida para Designers e para Produtores de Joias).

# Cópia como processo educativo ou como fonte de renda?


Você pode usar uma belíssima joia rara para treinar suas habilidades com as ferramentas do Rhinoceros, do RhinoGold, do Matrix ou de qualquer outro software para criação de joias. Mas que fique claro, que essa peça tenha a finalidade exclusiva de ser modelada para desenvolvimento profissional.

Além do mais, os produtores de joias cedo ou tarde descobrirão que a joia é copiada e mesmo que eles saibam e pratiquem a produção de joia-cópia, você como modelista ter essa prática, cria para si uma reputação profissional negativa.

E pare para refletir: quando os produtores de joias mudarem a cultura industrial e investirem mais em criatividade, como você vai convence-los que está vendendo uma joia exclusiva se antes você só vendia joia-cópia?

Então mantenha uma postura ética e correta sobre essa prática que é comum no dia-a-dia de trabalho do modelista 3D de joias, e sempre que possível, leve criações exclusivas para seus clientes.

Excelentes criações para você! 

Você já presenciou ou teve alguma experiência com práticas antiéticas? O que você aprendeu com isso? 

  • Curta

  • Compartilhe

  • Divida sua opinião nos comentários

  • Se quiser compartilhar algo e manter seu nome em sigilo, mande sua experiência para esse e-mail.

  • Marque as pessoas que você conhece e podem se interessar por esse assunto.

  • Deixe sugestões para assuntos

#Profissionalismo #Éticaprofissional #CrescimentoProfissional #DesignerdeJoias #Modelista3DdeJoias

© 2010 - 2020 | Driely a Designer de Joias | Designer de Ouro

Cascavel PR | São José do Rio Preto SP - Brasil

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest